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Apresentação

A imagem da Universidade do Porto tem neste documento uma promoção da identidade junto dos seus parceiros sociais e da sociedade em geral. Também a divulgação interna, atingindo toda a comunidade universitária, se prevê agregadora junto dos seus agentes em qualquer das funções desempenhadas, bem como difusora dos valores da instituição nos mais diversos aspectos da vida universitária. Para além deste carácter simbólico, o documento ilustra e assume a orientação e prescrição dos princípios estruturais do novo sistema identitário, na perspectiva do seu uso por quem tem responsabilidades específicas na produção de eventos e materiais que se relacionem desta ou daquela forma com a identidade visual.

A marca U.Porto abre o seu âmbito conceptual, alargando o seu encontro com o público, entre expectativas recíprocas, com os valores que a sociedade lhe atribui e que dela recebe.
A síntese da marca U.Porto permite a difusão num campo perceptivo mais aberto de valores positivos, dirigidos ao futuro, que motivem a comunidade universitária ao sentimento de pertença e à partilha.
A Universidade do Porto possui uma carga histórica, um alargamento científico e uma experiência acumulada que, em conjunto com o poder tecnológico, configuram um mapa que a universaliza e a projecta nacional e internacionalmente.
É neste enquadramento que as novas estratégias de comunicação pretendem operar: alargando a emissão, equacionando novos moldes de rentabilizar meios e precisar fins. É nestes pressupostos que assenta a Identidade Visual aqui apresentada.